
Olá!!
Chamo-me Rafaela Tomé e tenho 21 anos. Sou designer e nos (poucos) tempos livres bailarina de flamenco.
Licenciei-me em 2019, no curso de Artes Visuais e Tecnologias na Escola Superior de Educação de Lisboa. Foi uma experiência bastante interessante e enriquecedora, é um curso que abrange tanto a parte gráfica e tecnológica como também a vertente das artes plásticas.
Desde que ingressei no ciclo de estudos da licenciatura que sentia um desejo enorme de aprender mais sobre a área do design editorial e da tipografia. Foi por isso mesmo que me candidatei ao mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
–
Colaborei, durante os três anos de licenciatura, num laboratório de design – DesignLab4U – que me deu a oportunidade de explorar mais a parte do design editorial, podendo fazer trabalhos em contexto real.
Já no último ano do curso, estagiei na divisão de Design e Produção Gráfica da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Foi um período em que pude aprender mais em termos de artes finalizadas, e pude também acompanhar os trabalhos até à fase final de produção gráfica.
Atualmente sou estagiária numa Agência de Publicidade – Laranja Mecânica – o que faz com que tenha possibilidade de aperfeiçoar algumas técnicas de trabalho, de aprender mais e ter oportunidade de criar aplicações em realidade aumentada, para além de todo o trabalho de design gráfico que desempenho.
–
A área de investigação que me suscita interesse é a da fabricação digital. O meu objetivo é aplicar práticas e conceitos do design gráfico à técnica do letterpress em impressão 3D. A ideia é que cada FabLab possa ter um espaço oficinal tipográfico, podendo aceder de forma aberta aos ficheiros de todas as peças existentes numa tipografia. E, para além disso, fazer com que alunos da área do design sejam mais capazes de analisar fontes tipográficas e que percebam melhor a tipometria da letra com o intuito de melhorarem a qualidade dos seus trabalhos.