
Olá! :)
Meu nome é Ana Carolina Bahia Fontes, mas todos podem me chamar apenas de Ana. Tenho 33 anos, sou natural de Belo Horizonte, Brasil.
Desde meados dos anos 2000 me interesso pelas intersecções entre literatura e artes gráficas, época em que já editava, em parceria com alguns amigos escritores, dois fanzines. Em 2005 comecei a cursar Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, e por lá passei dois anos, quando um interesse crescente pelas qualidades gráficas dos livros me levou, em 2007, a iniciar meus estudos em design.
Em 2012 terminei minha licenciatura em Design Gráfico pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Universidade FUMEC), sediada na mesma cidade. Dando sequência aos meus estudos na área, em 2015 concluí uma pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem, na PUC Minas, também em Belo Horizonte.
Trabalho com design editorial profissionalmente há 10 anos, desde 2009, quando tive a oportunidade de fazer o meu primeiro livro. Desde então nunca mais parei de atuar profissionalmente na área.
Em 2011 trabalhei, como designer, no departamento de comunicação da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, uma instituição cultural de Belo Horizonte. Entre 2012-2014 trabalhei para uma editora chamada Fino Traço, e entre 2015 a 2018 no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), ambos também em Belo Horizonte.
Desde 2013 também trabalho para o forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia e Cinema) criando, em parceria com artistas, a identidade visual, as peças de divulgação e o catálogo de cada edição do festival.
Já trabalhei pontualmente como freelancer para selos de grandes grupos editoriais do Brasil, como por exemplo: Alfaguara (Grupo Cia. das Letras), Paz e Terra, José Olympio e Civilização Brasileira (Grupo Record), bem como para editoras de menor porte, como a DUO Editorial, a Quixote-Dô e a Relicário Edições. Estou também sempre a trabalhar na criação de projetos gráficos para catálogos de diversas mostras de cinema em Belo Horizonte (Cine Humberto Mauro), Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB).
A ideia de cursar o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas surgiu de uma imensa vontade de voltar a estudar. Interessa-me a possibilidade de poder realizar experimentações transversais entre tipografia e edição, indissociáveis que o são, bem como entre diferentes técnicas e suportes. Mas, sobretudo, interessa-me aprofundar a minha pesquisa teórica e pensamento crítico na área, para criar uma base mais sólida para o desenvolvimento das minhas práticas criativas e projetos profissionais.
Para quem quiser conhecer um pouco do meu trabalho, visite o meu portfólio em anacbahia.com.