
Chamo-me Francisca José Guimarães Rodrigues e nasci em 1989 no norte do país.
Em 2007 ingressei em Design e Tecnologias das Artes Gráficas e em 2011 no mestrado em Design Editorial, ambos na Escola Superior de Tecnologias de Tomar – Instituto Politécnico de Tomar. No segundo ano do mestrado estagiei no JN mas, apesar de ter passado com distinção, não concluí o trabalho teórico e fiquei apenas com o certificado de especialização na área. Em 2013 mudei-me para Lisboa e começou, oficialmente, a minha vida profissional com um estágio num atelier de arquitectura. Foram 18 meses de trabalho muito intensos mas aprendi muito sobre mim e sobre o mercado de trabalho.
Desde Janeiro 2015 que trabalho como freelancer e, além da colaboração com ateliers de design e arquitectura, desenvolvo trabalho com galerias de arte contemporânea, museus, projectos e colectivos artísticos na produção de conteúdos para comunicação, catálogos e material editorial de apoio a exposições e eventos.
Por fim, nos meandros de “o que quero fazer” e “o que tenho de fazer” estava por terminar um mestrado e por implementar um um projecto editorial já idealizado mas sem materialização. O principal objectivo da candidatura a este mestrado foi aceder a apoio teórico e a acompanhamento técnico, senti que precisava de orientação estruturada e de contacto com pares com os mesmos interesses conceptuais e artísticos, de modo a poder continuar a enriquecer-me profissionalmente e a descobrir novas possibilidades.