Com a intenção de ampliar as investigações sobre o livro arquivo que estou a desenvolver para a disciplina PPTEC-2 (Profa. Sofia), optei por realizar aqui em EDIT explorações em Realidade Aumentada, de modo a conectar ambos os projetos e pensar um livro híbrido impresso/digital.
O livro impresso (PPTEC) vai explorar o conceito de arquivo a partir da biografia documentada (cadernos, álbuns de fotografia, livros, entre outros objetos) de um amigo performer/escritor. No projeto gráfico serão trabalhadas as ideias de fragmento, subjetivação, mixagem, conexão, intertextualidade, processo, multiplicidade e afins. O objeto editorial impresso será composto pelos registros das performances realizadas por ele nos últimos anos, bem como escritos e imagens dispersas encontradas em seus arquivos pessoais – entre gavetas, cadernos e blogues. Sua estrutura formal será dinâmica, pois o tipo encadernação escolhido (argolas removíveis) permitirá que o leitor reorganize as páginas, tornando o livro em si um objeto performativo e aberto.
As explorações digitais aqui propostas serão de caráter experimental e pontual. A ideia é usar a tecnologia da Realidade Aumentada como mais um dispositivo útil para desfazer os percursos pré-definidos da leitura e romper com a linearidade do livro em sua forma tradicional, expandindo os encontros com o inesperado através de conteúdos virtuais que não estarão presentes no livro físico, mas estarão a ele integrados.
As explorações conterão vídeos, áudios e animações tipográficas (kinetic typography).
*
Ferramentas:
Artivive, After Effects, Procreate.
Referências:


Jekyll and Hyde Augmented Reality Book
Die Kelten – Augmented Reality Book