Letter Reveal

O projeto final proposto para esta unidade curricular é a exploração tipográfica através da temática das SMS ou mensagens de texto. Não são poucas as vezes em que nos deparamos com mensagens de significado ambíguo ou até as interpretamos de forma completamente oposta ao sentido real da mesma. Pegando nesta problemática, foi proposto criar uma forma de analisar e revelar o verdadeiro sentido das mensagens através da realidade aumentada e exploração tipográfica, neste caso, o lettering.

O nome escolhido para este projeto é Letter Reveal, «Letter» está associado ao lettering que é desenvolvido na resposta à dita análise das mensagens, como também o próprio termo é traduzido para português como «carta» e neste caso pode estar ligado a termo «correspondência» ou troca de mensagens. «Reveal» significa «revelar», pois no fundo este projeto retrata a revelação da intenção verdadeira por trás de uma mensagem de texto.

Proposta Final – Vídeo promocional Letter Reveal

Pesquisa e Referências:

As seguintes referências fazem parte da pesquisa inicial para dar suporte à ideia do projeto, quer a nível teórico, quer a nível gráfico:

Na primeira referência encontram-se os tais dados retratados no início da proposta final do vídeo promocional da app Letter Reveal. Dados que mencionam a percentagem da mensagem comunicada através de variantes como a linguagem corporal, a entoação vocal e mensagens de texto, assim como outras informações que explicam a problemática em torno da má interpretação textual, com bases científicas associadas.

O seguinte vídeo, de modo caricato, também serve de suporte à ideia, visto que retrata, com um certo exagero, a confusão comunicativa nas mensagens de texto:

Sketch “Text Message Confusion” por Key & Peele

Desenvolvimento:

Deu-se início ao seu desenvolvimento através da criação de mensagens e conversas fictícias e letterings associados ao verdadeiro significado das mesmas. Foram desenvolvidas 4 conversas diferentes em que o layout em que se inserem é bastante semelhante a um layout de uma rede social com uma secção para mensagens, como o caso do Instagram e Messenger, e também a própria aplicação das mensagens SMS. São quatro conversas com quatro possibilidades de resultado em realidade aumentada com lettering.

1- Os quatros exemplos de conversa desenvolvidos.

Estes quatro casos de conversa são fictícios mas baseados em experiências ou situações pessoais. As temáticas de conversa em si foram inventadas, sendo que existe um caso em que se aproveitou a situação atual da pandemia mundial para dar um reforço maior à sua própria narrativa. A parte que está mais ligada ao pessoal refere-se precisamente às reações do emissor às mensagens enviadas. Tentou-se jogar com a forma como o emissor escreve através da adição de pontuação, sugestão de emojis – “:)”, e a forma como as frases e palavras são escritas, tudo de modo a dar uma ideia superficial da intenção/sentimento demonstrado nas mensagens.

Eis um exemplo sugestivo inicial de como poderia ser feita a “análise” das mensagens e o seu resultado:

2- Imagem sugestiva de um possível resultado.

É feito um «scan» de qual a intenção ou sentimento verdadeiro por trás da mensagem, em que de seguida surge a palavra resultante da análise da mesma, de modo ao observador saber a verdade de imediato. O lettering da palavra/frase contribui para a percepção do resultado.

Eis o processo de criação dos 4 letterings:

3 – Processo de criação do lettering «Pragmático»
4 – Processo do lettering «Sarcasmo»
5 – Processo do lettering «Preocupado Contigo»
7 – Processo do Lettering «Sem Interesse»

À medida que as conversas e letterings eram desenvolvidos, começou-se a experimentação da realidade aumentada através do site e app Artivive (destinado à criação de arte em realidade aumentada). Inicialmente a imagem referente ao processamento da informação iria ficar à esquerda e o resultado à direita do ecrã/imagem de referência (a conversa), sendo que ambas estáticas. Chegou-se à conclusão que não havia qualquer dinamismo ao ter duas imagens imóveis durante a experiência. Tentou-se com vídeo e após algumas tentativas e pesquisa relativamente à forma de como introduzir um vídeo de fundo transparente, conseguiu-se obter resultados favoráveis. Foi necessário o programa Adobe After Effects para fazer as animações e o programa Adobe Premiere Pro para inserir o fundo «green screen» e transferir para o formato mp4 (formato pedido pelo Artivive). O facto de se ter utilizado o «greenscreen» acabou por afetar as janelas, o que fez com que se fizesse a mudança da cor das janelas de verde para cinzento. O cinzento foi escolhido pela sua neutralidade. Procurou-se criar alguns detalhes de animação, de modo a dar uma experiência mais completa e representação do conceito.

8 – Processo de organização no Artivive.

De modo a inserir uma narrativa nestas experimentações tipográficas, pensou-se em criar uma app fictícia que faz as análises de SMS, com o nome do projeto: Letter Reveal. Foi criado um logotipo que foi inserido na apresentação em vídeo, para dar seguimento a toda a história.

9 – Desenvolvimento do logotipo da app Letter Reveal.

Este logotipo tem a junção das letras LR que visualmente podem lembrar a parte inferior de um smartphone e a ideia de seta (referente a mensagem).

Após a concepção da parte gráfica e em realidade aumentada, passou-se à gravação e edição do vídeo promocional desta “funcionalidade”. Foram gravadas algumas cenas específicas para texto e outras para demonstração da realidade aumentada. Na parte da demonstração foram necessários dois pontos de vista para uma visão mais completa: do ponto de vista “fora do telemóvel” e do ponto de vista “dentro do telemóvel”. O vídeo foi editado em Adobe Premiere Pro e Adobe After Effects.

10 – Edição da Animação do logotipo Letter Reveal
11 – Edição do vídeo promocional.

Lista de Recursos utilizados neste projeto:

  • Artivive site e app (criação da realidade aumentada);
  • Adobe Illustrator (criação das conversas, janelas e letterings);
  • Adobe After Effects (animação dos letterings e janelas);
  • Adobe Premiere Pro (edição do vídeo promocional e colocação do greenscreen para os vídeos da realidade aumentada);
  • Câmera DSLR Canon (gravação das cenas do vídeo promocional);
  • Tripé (apoio da câmera);
  • Smartphones (gravação na app Artivive e para gravação do vídeo final);
  • Mesa digitalizadora Wacom (mais acessível na criação dos letterings com traços mais orgânicos);
  • Layouts de referência das apps Messenger, mensagens e Instagram;

Deixe um comentário