Conceito
O conceito do projecto para a disciplina de Explorações Digitais Interativas & Tipografia consiste em explorar algumas práticas do design gráfico juntamente com a técnica do letterpress em impressão 3D, com a intenção de ampliar os conhecimentos em softwares 3D e fazer algumas experiências desta junção de técnicas para, mais tarde, as poder utilizar e modificar consoante o avanço de conhecimentos nesta área.
Características Formais
O objectivo foi elaborar alguns protótipos de caracteres de uma fonte tipográfica já existente em impressão 3D e, posteriormente, simular em realidade aumentada um móvel com várias gavetas tipográficas, onde se poderá saber qual o tipo e corpo da letra antes mesmo de as abrir e um outro móvel com as entrelinhas que ajudam a construir o texto.
Desenvolvimento – Primeiras Experiências

Projecto Final
Este projecto tem uma função mais experimental do que propriamente o objectivo de ter um protótipo final concluído. Serve, por isso, de experimentação para um projecto a desenvolver futuramente. Esta experimentação resultou num conjunto de 10 letras de caixa alta da fonte Gotham, e de mais duas composições, que são um conjunto de duas palavras: Typos Graphos.
- Os Tipos Móveis
Gotham (corpo 120)
- Palavras Móveis
Sinfonia – Tipo de Letra desenhado por mim (corpo 80 e 260, respectivamente.)
- Interacções em Realidade Aumentada




Considerações Finais
Nesta fase de limitações foram sugeridas outras alternativas caso tivesse havido mais disponibilidade. Em relação aos tipos móveis, teria sido mais vantajoso se tivesse conseguido imprimir o projecto em 3D e também fazer mais composições criativas com texto, em vez de apresentar apenas os tipos móveis convencionais de um forma muito experimental. Em relação às interações em realidade aumentada, seria mais interessante que fizesse uma animação com a informação que consta por cima das imagens-marcador, em vez de ser uma composição estática.
Para perspectivas futuras gostaria de desenvolver mais este conceito da impressão 3D, materializar o projecto e aprender mais com o manuseamento do programa de modelação 3D. Creio que esta fase experimental me dará boas bases para uma investigação futura, pois já existe uma melhor compreensão da técnica, o que é benéfico para conseguir executar o trabalho com a melhor qualidade possível, tornando-o coerente.
Ferramentas Utilizadas: Fusion 350 Autodesk, Artivive, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator.













