Conceito e características formais
O livro “b: não-coreografias reunidas ou florilégios”, idealizado para a disciplina PPTEC-2, foi construído tendo-se como base dois conceitos: o de arquivo e o de fragmento. É uma compilação de registros de ações dispersas, anotações visuais, vestígios de escritas e gestos que acompanharam a jornada íntima e profissional do meu amigo Bernardo RB, escritor e performer, nos últimos anos, entre as cidades de Lisboa (Portugal) e Belo Horizonte (Brasil). Esse livro nasceu do ato de percorrer memórias e, sobretudo, de um ato de entrega, pois para criar o livro Bernardo me permitiu viajar com liberdade pela sua gaveta de cadernos, pelos seus ficheiros digitais e por outros guardados, a fim de selecionar conteúdos para a edição da publicação.
“b: não-coreografias ou florilégios” foi construído para ser um espaço-tempo interior que se desdobra para fora em camadas a construir novos sentidos. Sua natureza é ser um objeto aberto e mutável, um convite para a fruição criativa do leitor. A encadernação com argolas removíveis, que permitem movimentar as páginas com facilidade, motiva o leitor a construir e desconstruir seus trajetos de leitura, assim como os recursos de realidade aumentada, trabalhados aqui na disciplina EDIT, que também rompem com a linearidade das narrativas, introduzindo novas camadas de informação a partir de conteúdos complementares, acessíveis somente através do uso da tecnologia.



Para o presente trabalho foram realizados 4 experimentos pontuais com realidade aumentada. Para isso foram escolhidos 4 tipos de conteúdos digitais e 4 páginas para serem utilizadas como imagens-alvo para a ativação dos conteúdos digitais. Os conteúdos são, respectivamente:
- 2 vídeos de performances documentadas no livro impresso (encontradas nos ficheiros de Bernardo)
- 2 animações de elementos presentes nas páginas do livro impressos
Ferramentas e processo de construção dos conteúdos digitais
Para a edição dos vídeos das performances, no que diz respeito às dimensões, cortes e cores (para adequação ao tratamento dado no livro impresso), foi utilizado os softwares Adobe Premiere e Adobe Photoshop. Para a construção das animações foram utilizados os softwares, Adobe Premiere, Adobe Fresco e a ferramenta de gravação de tela do iPad. E finalmente, para a programação do dispositivo usado para criar/programar a realidade aumentada foi utilizado o software Artvive.
Resultados
Para esta intervenção procurou-se, a princípio, usar um fundo transparente, nesse caso apenas a escrita à mão apareceria sobre a imagem da página do livro impresso. Diante de dificuldades técnicas para conseguir tal efeito, optou-se por usar a animação com o fundo da página (que é a própria imagem-alvo), dessa forma a imagem do vídeo com fundo se sobrepõe à imagem da página impressa.